Artigos de Interesse
Bancos Associados
Capacitação
   Profissional 2011
Como Associar-se
Diretoria

Estratégia Nacional de
   Educação Financeira

Eventos
Finalidade e Objetivos
Forma de Atuação
Links de Interesse
Programa de Inclusão de
   Pessoas com Deficiência
Reuniões e Comitês
Trabalhos especiais
News ABBI



Seminário Banco Central - 28.10.11 - encerramento 1ª fase do "Projeto do Novo Sistema de Câmbio



No dia 28.10.11, houve um seminário de encerramento da 1ª fase do "Projeto do Novo Sistema de Câmbio" e lançamento do módulo do Sistema Câmbio referente ao registro das operações do mercado primário, preparado pelo Banco Central. No evento, houveram algumas palestras de representantes do Banco Central do Brasil, entre eles o Sr. Geraldo Magela. Após estas apresentações, os representantes das Associações de Classe fizeram seus discursos.

Segue o discurso do Sr. Ricardo Boga, que representou a ABBI neste evento:

"Senhoras, Senhores e Autoridades aqui presentes, bom dia.

Eu sou Ricardo Boga, responsável pela Área de Operações do Banco Caixa Geral – Brasil S.A., subsidiária do banco estatal português Caixa Geral de Depósitos S.A. e, membro do Comitê de Câmbio e Comércio Exterior da Associação Brasileira de Bancos Internacionais – ABBI.

Em nome da ABBI, gostaria de:

Parabenizar a iniciativa de modernização do Sistema de Câmbio empreendida pelo Banco Central do Brasil.

A autoridade de regulação do Sistema Financeiro Brasileiro sempre demonstrou preocupação em rever e aprimorar os controles e mecanismos existentes.

Num mundo tão complexo e enfrentando uma séria crise bancária internacional, o BACEN demonstrou ter desenvolvido um elevado grau de eficiência no monitoramento do nosso sistema financeiro, e a comemoração de hoje é mais um “tijolo” nessa construção.

A ABBI também demonstrou ser uma entidade organizada com grande capacidade de trabalho e de mobilização de seus associados. Temos o reconhecimento do BACEN que convidou a ABBI para um trabalho a quatro (4) mãos, assim como convidou também outras entidades de classes envolvidas no Projeto do Novo Sistema de Câmbio.

Em nome da ABBI, quero agradecer ao BACEN/GENCE, ao DEINF, ao DESIG, ao GT MENSAGENS e aos Bancos pelo resultado do Projeto do Novo Sistema de Câmbio, pois é mais um grande passo na modernização da área cambial e, por conseqüência, para o Sistema Financeiro Nacional.

Quero ressaltar o prazer e a honra de poder fazer parte do Grupo de Trabalho no Novo Sistema de Câmbio.

Como profissional que atua há quase 40 anos na Área de Câmbio e Comércio Exterior, posso ainda me lembrar dos registros das operações cambiais efetuadas por telex no início da década de 80, das guias de importação em vias cor de rosa, do inicio dos registros das operações de câmbio no antigo SISBACEN há mais de 20 anos, da entrada do SISCOMEX no inicio da década de 90 e por fim da última conformidade ao movimento diário de câmbio que registrei no antigo sistema de câmbio em 30 de Setembro de 2011, que fiz questão de “emoldurá-la” e vou deixá-la com o Geraldo Magela(GENCE) como símbolo pela passagem do antigo SISBACEN câmbio para o Novo Sistema.

Ter acompanhado essa evolução foi um prazer intelectual e profissional, que muitos aqui presentes compartilham.

O desejo da ABBI a qual represento hoje é de poder dar continuidade ao esforço de transparência, agilidade e segurança na criação de um ambiente operacional no qual os bancos e a autoridade reguladora brasileira encontrem seu conforto.

Evolução com redução do custo Brasil é o caminho a ser seguido por todos.

Por fim, mais uma vez, quero enaltecer o trabalho em grupo, extraordinariamente bem coordenado pela GENCE, sem cuja coordenação e orientação, não teríamos atingido o resultado final com sucesso.

Em nome da ABBI, muito obrigado.

Ricardo BOGA "




  
Voltar
Política de Privacidade | Mapa do Site