Artigos de Interesse
Bancos Associados
Capacitação
   Profissional

    Cursos Ativos
    In-Company
Como Associar-se
Diretoria

Estratégia Nacional de
   Educação Financeira

Eventos
Finalidade e Objetivos
Forma de Atuação
Links de Interesse
Programa de Inclusão de
   Pessoas com Deficiência
Reuniões e Comitês
Trabalhos especiais
News ABBI

 
NOTA À IMPRENSA
 Estratégia Nacional de Educação Financeira inaugura site para fazer inventário de ações educacionais
 

 

 

O Grupo de Trabalho criado pelo Coremec (Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização) para desenvolver uma proposta de Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) acaba de colocar no ar o site do projeto (www.vidaedinheiro.gov.br). Além de divulgar os trabalhos da Estratégia, o portal tem, neste momento, o objetivo de reunir as experiências de iniciativas de educação financeira já existentes no Brasil, formando, com isso, um grande inventário nacional dessas ações.

 

No site da ENEF há espaço para que quaisquer entidades ou pessoas físicas relatem sua experiência com o tema educação financeira desenvolvido no Brasil. O Grupo de Trabalho quer conhecer as iniciativas desse âmbito existentes em todo o território nacional. O site foi criado com o propósito de conseguir registrar todas as ações e projetos de educação financeira em andamento. Para que isso aconteça o grupo de trabalho espera que as entidades que desenvolvam projetos deste tipo se cadastrem. Dessa forma o grupo terá condições de avaliar as possibilidades de integração e até de aproveitar as experiências bem sucedidas.

 

O Grupo de Trabalho realizará também outras iniciativas estratégicas para perceber o nível de conhecimento da população brasileira quando o assunto é finanças pessoais e investimentos. A primeira é fazer uma pesquisa nacional para analisar o grau de conhecimento da sociedade sobre finanças, já em andamento. A pesquisa será importante para balizar as propostas de trabalho que resultarão na  estratégia de educação financeira, a ser apresentada pelo grupo até o final deste ano.

 
O Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec) criou o Grupo de Trabalho, em 2007, a fim de desenvolver e propor uma “Estratégia Nacional de Educação Financeira” em um prazo de doze meses. O objetivo do Grupo, coordenado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e composto por representantes do Banco Central,  SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e SPC (Secretaria de Previdência Complementar), é definir uma proposta de política pública voltada para a educação financeira de toda a população. O Grupo pretende também receber a participação voluntária de associações e outras entidades representativas do mercado que já desenvolvem ações de educação financeira.
 

Brasília, 06 de agosto de 2008

 

Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa
imprensa@bcb.gov.br
(61) 3414-3462

Voltar


Política de Privacidade | Mapa do Site