Artigos de Interesse
Bancos Associados
Capacitação
   Profissional

    Cursos Ativos
    In-Company
Como Associar-se
Diretoria

Estratégia Nacional de
   Educação Financeira

Eventos
Finalidade e Objetivos
Forma de Atuação
Links de Interesse
Programa de Inclusão de
   Pessoas com Deficiência
Reuniões e Comitês
Trabalhos especiais



Prevenção a Fraudes em Seguros



Duração: 6 horas

OBJETIVO:

Transmitir as principais orientações sobre as operações e situações que possam configurar indício de ocorrência de fraudes em seguros, em conformidade com o disposto na Circular Susep 344/07, e informações sobre a exigência da implantação de controles internos específicos para a prevenção contra fraudes, desde a criação de uma política de prevenção, detecção e correção de fraudes, até as diretrizes sobre o oferecimento de notícias de práticas de fraudes aos órgãos internos e externos de repressão.


PÚBLICO ALVO:

Profissionais que atuam em áreas de Produtos, Back Office, Inspetoria, Investigação, Ocorrências, Segurança, Auditoria Interna e Prevenção a Fraudes de instituições financeiras, seguradoras e corretoras de seguros.


PRÉ-REQUISITOS:

Não há.


METODOLOGIA:

O programa é conduzido por meio de aulas expositivas, nas quais são trazidos para discussão casos práticos e detalhados que estimulam o raciocínio e a participação dos treinandos para o adequado entendimento das principais modalidades de fraudes em seguros. A troca de informações é incentivada e facilitada pelo instrutor, que utiliza a experiência dos participantes e as situações veiculadas pela mídia para tornar o curso ainda mais próximo da realidade de cada um.


JUSTIFICATIVA:

Somente no ano de 2009, os sinistros com suspeita de fraude somaram cerca de R$ 2,1 bilhões, representando 11,1% do valor total dos sinistros e 6,7% em relação ao prêmio ganho por instituições do mercado brasileiro de seguros. Portanto, é de fundamental importância treinar os profissionais para que tenham condições de identificar e comprovar as suspeitas de fraudes e saibam como reportar esses crimes aos órgãos competentes. Além disso, prevenir e reduzir as fraudes em seguros é um dever das instituições perante os seus clientes, acionistas e a sociedade em geral.


INSTRUTOR:

ALEXANDRE BOTELHO
Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Finanças pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, especialização em Banking pela FGV-SP e MBA em Gestão Financeira e Risco pela FEA-USP.

Possui mais de 20 anos de experiência em instituições de grande porte do setor financeiro, onde atuou nas áreas de Ouvidoria, Auditoria Interna, Inspetoria, Prevenção a Fraudes e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, inclusive em cargo de gerência de equipes de monitoramento, investigação e comunicação de operações suspeitas.

É sócio-fundador da AML Consulting e, somente em 2010, treinou mais de 5 mil pessoas em associações e empresas dos mais variados segmentos e portes como bancos, seguradoras, corretoras de valores, financeiras e cooperativas de crédito, entre outros.

Foi o idealizador e responsável técnico pelo desenvolvimento da ferramenta Monitoração de Mídias®, serviço de auxílio para as instituições obrigadas a combater os crimes de Lavagem de Dinheiro e Fraudes.

Também é autor de vários títulos no formato de quadrinhos sobre PLD-FT, Fraudes e Segurança Pessoal, lançados em parceria com a Editora Qualidade em Quadrinhos.

Atuou como palestrante no VI Fórum Nacional de Prevenção a Crimes Econômicos, realizado pela Aberj, em agosto de 2010, além de contribuir com veículos de comunicação na publicação de artigos relacionados à PLD-FT.




Conteúdo Programático



MÓDULO I – CONCEITO E LEGISLAÇÃO

• Conceito de Fraude em Seguro
• Números das Fraudes em Seguros – Suspeitas, Detectadas e Comprovadas
• Enquadramento legal da Fraude em Seguro
• Circular Susep 344/07
• Órgãos de combate às Fraudes em Seguros
• Modalidades de Fraudes em Seguros



MÓDULO II – MONITORAMENTO, INVESTIGAÇÃO E REPORTE DE FRAUDES EM SEGUROS

• Sinais e indicadores de suspeita de Fraudes
• Fraudes por ramos: Automóvel, Patrimonial, Transporte, Vida e Acidentes Pessoais e Saúde
• Reportes qualificados aos órgãos internos de prevenção e repressão
• Relações com corretores e prestadores de serviços
• Relações com autarquias, entidades classistas e autoridades policiais
• Desafios no combate das Fraudes em Seguros


  


Para mais informações entre em contato com a ABBI no telefone (11) 3263-0429 – Capacitação (André ou Rosemeire).
Voltar
Política de Privacidade | Mapa do Site